19 de fev. de 2012

SINDI : GENÉTICA MILENAR

Sindi X Nelore
         Recentemente fui perguntado por um produtor amigo meu sobre o porque da minha opção em criar o Sindi puro , mais conhecido como PO (puro de origem).  A princípio esbocei uma resposta meio que pronta, disse-lhe que tinha uma paixão pelo Sindi desde que conheci os primeiros animais na EMEPA  na Paraíba e que tinha em mente melhorar a genética de meu rebanho, antes mestiço, optando por rusticidade e dupla aptidão.
        Depois pensando melhor me deparei com a seguinte dúvida: Qual a verdadeira vocação do Sindi? Evidentemente que para existirem animais puros que possam ser criados com o objetivo de utilizá-los nos cruzamentos com outras raças e até mesmo com animais ditos “comuns” tem que existir os rebanhos puros e destinados a esse propósito. Mas muitas vezes para atingir determinados propósitos como meio de produção viabilizando determinados empreendimentos agro-pastoris  creio que nem sempre a alternativa PO é  a melhor solução.

Sindi X Pardo Suiço
      Entre os maiores exemplos de cruzamentos bem sucedidos do Sindi estão os cruzamentos do Sindi com o nelore, objetivando rusticidade e leite para o bezerro e o Sindi com o Jersey , holandês ou o Pardo Suiço, aumentando a rusticidade e o leite comercial. Em regiões menos adversas e que se tem a possibilidade de um arraçoamento no cocho , ou seja uma suplementação alimentar, cruzamentos do Sindi com animais de raças européias destinadas a produção de leite comercial tem sido uma excelente alternativa.  Vale observar o cruzamento do holandês com o Gir, formando o girolando, resultado com enorme poder de produção leiteira aliada a rusticidade de um zebuíno.
     Portanto , penso que poderia eu criar um gado que fosse resultado do cruzamento do Sindi com o Jersey, já que meu objetivo maior é a produção leiteira e aumento da rusticidade, mas penso também que se não houvessem  os determinados e apaixonados criadores de raças puras e que preservassem a genética original de seus rebanhos , esta genética se perderia entre tantos cruzamentos e o prejuízo
para  a nossa pecuária seria imensurável.
Sindi X Jersey
    Mais do que isso, tentar preservar a genética milenar de uma raça, criando-a sem misturas internas ou seja, a preservando exatamente igual como ela se encontrava no seu país de origem. E não tentando , como muitos, reconstruir a raça fazendo “enxertos” de outras raças para simplesmente “melhorar” a raça com o propósito de obter resultados comerciais mais satisfatórios. Muitas vezes na ânsia de se obter melhoramentos genéticos de uma raça, trilhamos um caminho sem volta perdendo um inestimável material genético resultado de uma seleção natural de centenas de anos.

   Sendo assim, respondendo melhor ao questionamento de meu amigo, criamos o Sindi PO com o objetivo de preservar e transmitir a genética milenar para que outros possam utilizá-la de acordo com suas necessidades obtendo assim o melhor aproveitamento possível de acordo com a sua necessidade e realidade regional.

Cezar Mastrolorenzo, 
é produtor no semi-árido baiano 
e Secretário da  ABCSINDI.

Um comentário:

  1. estou muito interessado em criar uma raça de leite com tamanho menor pois minha área é pequena . penso nocruzamento de sindi x Jersey, só que teria que ter as matrizes sinde puras com ihagem leiteira para jogar o Jersey em cima. desculpe se estou escrevendo besteira , gostaria de uma luz.
    grato.
    Marcos Castro.
    Belém do Pará

    ResponderExcluir

Pensamento do mês