19 de dez. de 2011

CRUZAMENTO INDUSTRIAL NA PECUÁRIA DE CORTE BRASILEIRA


Já começaram a nascer os primeiros produtos Sindi X Nelore da Bahia Red Sindhi. Por oportuno, publicamos esta semana o artigo CRUZAMENTO INDUSTRIAL NA PECUÁRIA DE CORTE BRASILEIRA do zootecnista Rodolfo Almeida Bacci, anexando ao mesmo, fotos dos primeiros sindinelore nascidos em terras baianas (Mundo Novo-Ba), estes filhos de Calunga MU (Vutan E X Deusa MS).

CRUZAMENTO INDUSTRIAL NA PECUÁRIA DE CORTE BRASILEIRA

Por: Rodolfo Almeida Bacci - Zootecnia-UFLA
INTRODUÇÃO
Na última década o cruzamento industrial de bovinos tornou-se uma importante ferramenta estratégica para programar a produção de carne nos diferentes sistemas produtivos no Brasil. Isto em parte ocorreu em função, principalmente ao aumento da prática de inseminação artificial, e consequentemente pela possibilidade e acessibilidade a sêmen de touros de uma ampla variedade de raças.
A combinação ou o acasalamento de duas ou mais raças adaptadas para corte de diferentes tipos biológicos, que tem por objetivo melhorar eficiência na produção de carne, deve ser entendido como cruzamento industrial. O benefício gerado pela utilização do cruzamento industrial é poder explorar os efeitos da heterose ou vigor híbrido, que podem estar relacionados não só no aspecto produtivo (ganho de peso, peso de carcaça, fertilidade, precocidade, etc.), mas também no aspecto qualitativo da carcaça (como melhor acabamento, marmorização, e maciez). O cruzamento permite de forma mais rápida a obtenção de características desejáveis (carcaça, precocidade, etc.) em relação a seleção nas raças puras, efeito este também podendo ser chamado de complementaridade. Neste ponto deve ser esclarecido e enfatizado que o cruzamento de Zebuínos com raças adaptadas para leite, não são e, portanto não devem ser chamados de cruzamento industrial, por razões óbvias.
Na medida em que se ativa um programa de cruzamento industrial na propriedade, suas necessidades já exigem um sistema organizado de controle genético, de nutrição, de sanidade e de manejo. Os resultados obtidos no produto final compensam porque haverá maior produção, com mais qualidade, em menos tempo.
O cruzamento industrial é valido para todos os animais de corte (aves, suínos, ovinos e bovinos). Não existe mais raça, existe produção e produto. As raças são muitas com algumas delas ganhando destaque, mas nenhuma raça no mundo supera os resultados do cruzamento industrial.
Tipos de cruzamentos
1) Rotacionado: uso de apenas duas raças, segurando as fêmeas para reprodução, sendo estas acasaladas com animais da raça da mãe ou do pai (retrocruzamento);
2) Terminal: cruzamento entre duas raças, onde todos os produtos são destinados ao abate;
3) Rotacionado-terminal: usa-se duas raças para produzir o F1, e cruza-se as fêmeas F1 com uma terceira raça, onde os produtos, machos e fêmeas são destinados ao abate.
Podemos citar também
o Cruzamento para formação de uma nova raça, também conhecidos como "boi composto", onde diferentes raças com características desejáveis por determinado "nicho de mercado" (adaptabilidade, precocidade, peso adulto, resistência a parasitas, etc.). Porém, vamos nos limitar a apresentar algumas diferenças entre os tipos de cruzamentos usados diretamente para a produção de carne.
Quando se faz referência a raças para programas de cruzamento industrial usa-se muito a palavra precocidade, que deve ser entendida como velocidade com que o bovino atinge a maturidade sexual (puberdade), ocasião esta em que o animal completa o crescimento ósseo e a maior parte da musculatura já está desenvolvida. A idade, ou a rapidez com que os bovinos atingem a puberdade esta diretamente associada a "precocidade de terminação". O termo "precocidade de terminação" deve ser utilizado para referir-se a animais que atingem a quantidade de gordura adequada na carcaça para o abate em idade jovem.

DESAFIOS: NEM TÃO DIFICIL, NEM TÃO CARO...
Montar a receita do cruzamento industrial é complicado? É caro? Esta é uma pergunta que muitos fazem.
Pode custar um pouco mais caro. Um animal puro pode ter alguma dificuldade para servir em regiões de clima muito quente, mas para resolver isso temos a Inseminação Artificial, temos os animais compostos (como o Montana), trabalhando muito bem, no sul ou na Amazônia. E temos também os adaptados (Caracu e Senepol).
O cruzamento industrial se confirma como solução. O produtor precisa vencer seus velhos paradigmas e produzir boa carne, não importa a cor da raça. O melhor disso é que tudo acaba sendo uma engenharia genética que se aprende todo dia. Afinal, cruzamento industrial é buscar dois indivíduos de DNA diferentes, para produzir a heterose, que potencializa os genes positivos do animal. Na heterose você acrescenta rápido. Estamos crescendo com a produção de carne e podemos dobrar este ganho.
Estamos numa fase de muito aprendizado e precisamos ganhar produtividade. Temos o menor custo do mundo e podemos fazer mais barato, quando sairmos dos 50 Kg por hectare e chegarmos a 100, 200 até 300 Kg por hectare.
Os cruzamentos industriais aumentarão cada vez mais sua participação na composição da produção dos rebanhos brasileiros. Isso, porque se adaptam melhor aos sistemas intensivos de produção, tem maior velocidade de ganho de peso e mais precocidade sexual. O cruzamento industrial nos rebanhos subira dos atuais 20% para cerca de 32% até 2012.
A Inseminação Artificial (IA) também crescerá significativamente sobre a monta natural promovendo o avanço dos cruzamentos terminais. A receita será: Vacas nelore inseminadas com raças europeias para a obtenção de máxima heterose (100%), com seus produtos F-1 (1/2 sangue) destinados a recria e engorda. Este sistema reuni a rusticidade das vacas nelore (a menor custo) e o auto ganho de peso do cruzamento industrial.
Quanto mais se avança no conhecimento da genética, mais fascinante se torna o complexo de produção de carne.
Muitas barreiras culturais foram demolidas nos últimos anos, com, por exemplo, a tradição que só permitia a primeira prenhez em vacas com três anos (hoje com cerca de 14 meses). Contudo, outros paradigmas ainda geram controvérsias. Um deles diz que as vacas de grande porte não são viáveis, porque comem muito e dão bezerros com as mesmas características e resultados daqueles obtidos com vacas de tamanho mediano. Para alguns técnicos o tamanho excessivo das vacas já não é problema grave pois, com o pagamento de prêmios por carcaças mais pesadas e bem acabadas, este fator deixara de ser negativo, desdeque elas desmamem bezerros machos com peso mínimo de 45% de seu peso. Porém, aquestão do tamanho da vaca, bem como a busca da vaca ideal, ainda permanecem na pauta de quem procura medir resultados ponto a ponto.
Contudo, preveem-se alternativas para fortificar a participação genética das raças europeias na produção de carne, com os cruzamentos industriais entre raças adaptadas e raças não adaptadas. Por outro lado espera-se também um avanço das raças compostas.
Entre as raças puras, a tendência é que haja crescimento nos cruzamentos de raças puras com raças adaptadas, visando o sequestro de genes de adaptação, para inseri-los depois nos cruzamentos. Raças adaptadas ganharão espaço nos próximos anos.

SANIDADE ANIMAL NO CRUZAMENTO
A pecuária desenvolvida e melhor remunerada pela eficiência possibilitará o uso de vacinas múltiplas contra as principais doenças que atacam os rebanhos, causando prejuízos de grande monta, como raiva, clostridioses, brucelose, doenças reprodutivas etc.
No caso das doenças reprodutivas, o uso mais intenso da Inseminação Artificial para acelerar resultados genéticos será eficaz, porque o sêmen deverá garantir a qualidade genética e sanitária, que hoje ainda é incontrolável na reprodução com uso de animais não testados, o que acaba comprometendo os índices e a qualidade dos resultados.
Em relação a rastreabilidade, temos o SISBOV regulamentando a pecuária nacional com data (2007) para enquadrar todo o maior rebanho comercial do mundo, num país continental como é o Brasil. Para efeito de exportação as exigências já estão em vigor desde julho de 2003. Empresas certificadoras e programas de rastreabilidade adentram vigorosamente o cenário da nossa pecuária.
Apesar da polêmica, a rastreabilidade é parte definitiva da pecuária de resultados, que pretende conquistar mercados e agregar valor.
VIABILIDADE DOS CRUZAMENTOS
Ao executar um programa de cruzamento industrial, o produtor tem interesse na rapidez do retorno financeiro. Para realizar lucro, é fundamental que se conheça a capacidade combinatória das raças envolvidas e a contribuição particular de cada uma delas no esquema de cruzamentos.
Quanto maior a distância étnica original entre os grupos intercruzados, maior a heterose nos produtos (filhos), expressa como vigor, crescimento, resistência e fertilidade.
O sistema de acasalamentos pode ser otimizado quando, em manejo simples, conseguimos obter o máximo de cada contribuinte, conhecendo sua origem e capacidade de combinação.
A definição de alguns critérios, até o sobreano (18 meses), pode definir entre as raças de bovinos o sucesso nos cruzamentos:
1- Precocidade sexual
2- Precocidade de crescimento
3- Precocidade de acabamento.
A raça com precocidade sexual tem fêmeas que apresentam cio e machos com libido antes dos 18 meses de idade.
A raça com precocidade de crescimento apresenta animais com peso de 500 kg até os 18 meses de idade.
A raça com precocidade de acabamento tem a carcaça pronta para o abate (3 a 10 mm de gordura de cobertura) aos 18 meses de idade.
ESCOLHA DAS RAÇAS NO CRUZAMENTO
A principal causa de uma raça ser mais precoce que outra ocorre em função do framesize, ou melhor, tamanho a maturidade (idade adulta) que pode ser de grande, médio oupequeno porte. Na figura 1 é possível observar bem claramente estas diferenças, onde os animais de diferentes tamanhos, atingem a puberdade e a maturidade com deferentes peso e idade.
Do mesmo modo que o tamanho corporal, as raças ainda podem ser classificadas deacordo com grau de musculosidade, grossa, moderada e fina (Tabela 1).
Animais de raças de tamanho grande e musculatura grossa têm taxas de crescimentos maiores (maior ganho de peso), porém são mais tardias para acumular gordura na carcaça,permanecendo por tempo superior no confinamento, tendo maior demanda por alimento. As raças de tamanho pequeno e musculatura moderada apresentam menores ganhos, porém sãomais precoces em termos de acabamento de carcaça. Em alguns sistemas de cruzamento o usode raças de porte maior, porém com acabamento mais tardio, podem ser mais interessante doponto de vista econômico pois atingem maior peso de carcaça, devendo-se levar em conta queno plano nutricional a maior exigência destes animais. Por outro lado raças terminadas mais precocemente, com peso mais leve e maior quantidade de gordura na carcaça, podem ser mais viáveis, principalmente do ponto de vista nutricional, pois o consumo de alimento é menor.
A combinação entre raças de maior porte e de pequeno porte podem prover animais com carcaças mais pesadas e boas cobertura de gordura. A estratégia com que se realiza os cruzamentos dependem dos objetivos de cada propriedade. O cruzamento com raças de maior porte seja, talvez, mais indicado para o abate tanto de machos como de fêmeas, também chamado de cruzamento terminal. Entretanto, o uso de raças de menor porte em programas de cruzamento pode ser interessante quando se deseja manter as fêmeas F1 (animais oriundos doprimeiro cruzamento) no rebanho como reposição, pois estas são precoces sexualmente, entrando na vida reprodutiva mais cedo. Sendo que estas fêmeas podem receber touros de raças com maior tamanho a maturidade, abatendo-se todos os produtos.
Resultados de pesquisa e simulações econômicas de Instituições como a Embrapa,demostram que o cruzamento industrial permite incrementos na produtividade de até 25 %.
No entanto erros na adoção da estratégia bem como na condução do sistema de cruzamento vem sendo cometidos ao longo dos anos Os erros em geral estão relacionados aproblemas básicos na fazenda, ou seja, manejo sanitário e nutricional. O que foi possível notar é que o manejo nutricional adotado por parte das propriedades que se utilizam do cruzamento industrial é inadequado, tendo como base os animais de origem zebuína, que apresentam menores exigências. Como consequência disto, o que tem sido observado são animais cruzados, que apesar do maior peso de carcaça, apresentam acabamento inferior aos zebuínos.
Barbosa (2002) realizou uma extenso levantamento de dados em diversos trabalhos onde se comparavam as características produtivas de diferentes grupamentos genéticos de raças de corte em relação aos zebuínos puros. Os componentes produtivos considerados no trabalho são de peso de carcaça, idade e acabamento (Espessura de gordura, mm) para animais terminados em confinamento ou pasto (tabela 2 e 3). É possível notar que os animais cruzados foram abatidos com idade inferior aos zebuínos quando, para um mesmo peso de carcaças, porém observa-se menor grau de acabamento em praticamente todas as situações de cruzamento, independente de animais terminados a pasto ou em confinamento.



Os resultados indicam que os animais de cruzamento industrial estariam sendo abatidos com o peso abaixo do ideal, para que apresentem a espessura ideal de gordura subcutânea (5 mm), ou manejo nutricional estaria inadequado para as exigências. As raças europeias por terem maiores taxas de crescimento, e maior peso adulto em relação aos zebuínos, apresentam maiores exigências energéticas para que todo o seu potencial genético seja explorado. Almeida e Lanna (2003) observaram que o consumo de MS de animais europeus puros (Angus) e cruzados (Brangus) foram 12 e 10 % superiores em relação aos animais Nelore, respectivamente. Com base nestes dados pode-se concluir que as diferenças de consumo estão relacionadas as diferentes exigências energéticas.
Um dos fatores limitantes na produção de carne do país é a ineficiência em suprir alimentação adequada para o rebanho, ou melhor "o problema é a falta de comida".
Neste cenário, animais de maior exigência, como os cruzados criados de maneira"tradicional", têm o seu desenvolvimento prejudicado, sendo abatidos com peso e acabamento de carcaça inadequados. Enquanto que o animal Zebu, que tem menor exigência, são os menos prejudicados. Animais de cruzamento industrial, deste que manejados de forma correta possibilitam vários benefícios para cadeia com um todo, do produtor ao consumidor. Além de permitir carcaças mais pesadas e melhor acabamento,o cruzamento origina carne com maior maciez. Sem considerar o mau processamento decarcaça, sabe-se que a variação genética tem considerável influência na palatabilidade da carne. Diversos trabalhos foram realizados principalmente na Austrália e EUA, e alguns também no Brasil, onde demonstram que o uso de raças taurinas no cruzamento com zebuínos melhora de forma significativa a palatabilidade da carne, devido a melhora na maciez. Atributo este, determinante para a aceitabilidade pelo consumidor, devendo ser considerado quando se diz respeito a mercados mais exigentes, como o Europeu por exemplo.
O banco de dados do MSA (Meat Austrália Standart) demonstra que em condições comerciais a % de Bos indicus (zebuinos) nos cruzamentos apresentavam grande efeito na palatabilidade da carne (Tabela 4). Carcaças oriundas de animais com 75% ou maisde sangue zebu apresentaram 63% das carcaças apresentaram baixa palatabilidade de acordo com testes em consumidores, enquanto que em animais com menos de 25% de sangue zebu apenas 11% das carcaças foram reprovadas no teste.
No processo de tomada de decisão da escolha das raças para o programa de cruzamento industrial, deve-se estudar as características (precocidade, rusticidade, etc.) mais adequados aos objetivos do sistema de produção. Frequentemente temos observado insucessos em sistemas onde as raças escolhidas não eram as mais adequadas. È indiscutível a importância do zebu para pecuária brasileira, sendo talvez o principal responsável pelo Brasil estar se tornando exportador competitivo. Com cruzamento é possível melhorar ainda mais a eficiência produtiva, agregar valores ao produto, e principalmente atender a mercados mais exigentes, tanto o externo como o interno.
CONCLUSÃO
O topo da pirâmide pecuária, ou a elite pecuária, juntamente com os nossos centros de pesquisa, tornaram possível esta proeza: sabemos fazer boi com muita qualidade a custos imbatíveis. Falta agora migrar para os rebanhos comerciais e quantificar qualidade em larga escala. O cruzamento industrial é a ponte da viabilidade para realizar a necessária qualificação.
Utilizando animais com avaliação genética (Sumário com as DEP’s), os cruzamentos subsequentes serão consequência dos pais qualificados, desde que usados os esquemas de um cruzamento industrial. Ao executar os cruzamentos, devemos nos lembrar:
“Os ascendentes de um animal nos prediz o que o mesmo poderá ser; a observação de saude e desempempenho no ambiente nos informa o que o mesmo parece ser; somente sua progênie nos garante o que ele é “.
Nenhuma raça foi superior em todas as características para produção de carne bovina.
Sistemas de cruzamento que exploram a heterose e a complementaridade e compatibilizam opotencial genético com restrições de mercado, alimentares e de clima fornecem o meio mais efetivo de melhorar geneticamente a eficiência da produção.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1.    MANELLA, M. Q. Cruzamento industrial para produção de carne.
2.    Piracicaba: ESALQ, 1998. 78p.
3.    SANTOS, R. Os Cruzamentos na Pecuária Tropical. Livro de ediçãocomemorativa de 100 anos de pesquisas oficiais sobre cruzamentos (1899-1999) 672p. Editora agropecuária tropical.
4.    ANUALPEC - 2003

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